A utilização da tecnologia e das ferramentas mais modernas tem alterado as relações sociais nos últimos anos e, atualmente, deu um salto considerável em virtude das necessidades pessoais, profissionais e acadêmicas mais recentes. Os avanços tecnológicos têm, assim, garantido uma presença cada vez maior em todos os setores e tornam-se, com isso, aliados importantíssimos no dia a dia das pessoas, representando, nesse movimento de mudança, a transformação digital que ilustra a contemporaneidade.
O que é a transformação digital?
A transformação digital é, basicamente, a mudança cultural que surgiu nos últimos anos, no qual a tecnologia ganhou bastante destaque nas relações sociais e o suporte tecnológico tem sido fundamental para o desenvolvimento das mais diversas atividades.
Transformação digital é um termo usado para descrever o cenário em mudança das tecnologias digitais e seu impacto nos métodos tradicionais. Essa mudança foi impulsionada pela rápida adoção de tecnologias como dispositivos móveis, computação em nuvem, análise de big data e inteligência artificial (IA) em todos os setores.
A transformação digital afeta a forma como as universidades utilizam novas tecnologias para atender melhor os alunos e membros do corpo docente.
As universidades devem acompanhar os avanços da tecnologia se quiserem permanecer competitivas no mercado global atual. A transformação digital permite que eles criem métodos de ensino inovadores, modernizem processos e gerenciem recursos com mais eficiência.
Também torna mais fácil para as universidades identificar áreas onde podem melhorar os serviços, aprimorando os protocolos de segurança e aumentando o envolvimento dos alunos. Ao alavancar a tecnologia de ponta, as universidades podem desenvolver experiências de aprendizado ricas que são adaptadas às necessidades exclusivas de cada aluno, reduzindo custos.
Principais características da transformação digital
Dentre as inúmeras características que compõem a transformação digital, é possível citar:
- Redução dos custos;
- Ampliação do espaço de atuação pessoal, profissional e acadêmico;
- Ampliação do acesso à informação e, posterior, disseminação dos dados;
- Automação das atividades;
- Armazenamento mais efetivo; e,
- Avanço tecnológico expressivo.
Tecnologia no ambiente universitário
No ambiente educacional, o uso da tecnologia tem ampliado consideravelmente, para docentes e alunos, o acesso a informação e a novos conhecimentos, alterando a forma como os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem se relacionam, ora por facilitar o envio e recebimento de materiais, ora por valorizar, nos momentos de impossibilidade física, o contato virtual entre professores e alunos.
Há, no entanto, muitos obstáculos a serem ultrapassados, como:
- Falta de conhecimento: É preciso que os docentes e alunos recebam um treinamento adequado, uma vez que as novas tecnologias demandam um novo conhecimento e um novo olhar para a educação.
- Resistência às novas tecnologias: Como os professores, alunos e pais não possuem o conhecimento necessário para trabalharem com as novas tecnologias, é possível que haja resistência a inovação e isso é uma grande dificuldade encontrada atualmente.
- Integração dos sistemas: O sistema utilizado pela instituição de ensino pode ser integrado a outras plataformas e facilitar a tarefa do professor e do aluno, mas é preciso que os centros universitários invistam em plataformas intuitivas e com funcionamento facilitado.
- Implementação de um novo modelo de ensino: A virtualização das relações já é uma realidade, mas a implementação de um novo modelo de ensino demanda tempo, investimento e boa vontade dos personagens da relação de ensino e aprendizagem.
Todavia, se as novas tecnologias e ferramentas constituem um novo campo de atuação e, por isso, de dificuldade para os atores do processo de ensino e aprendizagem, nota-se que há inúmeros benefícios provenientes da transformação digital.
Logo, a redução de custos, seja pela possibilidade de trabalhar e estudar sem sair de casa, ou a diminuição do gasto com papeis, por exemplo, aliado a automação das atividades, que podem ser geradas automaticamente por sistemas de educação, e a geração de relatórios precisos são vantagens inegáveis. Além disso, o contato virtual facilita a relação entre o docente o aluno, favorecendo a velocidade das interações sociais.
Ferramentas que auxiliam na produtividade acadêmica
Se a utilização de sistemas e plataformas diversas podem facilitar o trabalho do docente e a ação de aprendizagem do aluno, é necessário compreender a funcionalidade das ferramentas tecnológicas atuais e quais podem facilitar a produtividade acadêmica.
Nesse contexto, plataformas de videoconferência, como o Meet e o Zoom surgem como alternativas interessantes para a realização de encontros acadêmicos virtuais. Além disso, novas ferramentas de correção textual, aplicativos para celulares e plataformas de ensino de idiomas, por exemplo, são outras opções viáveis para os alunos e professores.
Portanto, a transformação digital já é uma realidade e, apesar do atraso de inúmeras instituições de ensino, que ainda não se adaptaram a um novo sistema possível de educação, é preciso que todos se movimentem para encontrar saídas tecnológicas viáveis, que ampliem o acesso ao conhecimento e permitam que as universidades, faculdades e centros de ensino tenham um papel relevante no ambiente virtual.
Desafios para Implementar a Transformação Digital
A Transformação Digital está se tornando cada vez mais importante para as universidades, pois oferece a promessa de operações aprimoradas e mais eficientes. Envolve o uso de tecnologias digitais para melhorar processos, criar novos produtos ou serviços e mudar fundamentalmente a forma como uma universidade interage com seus alunos e outras instituições.
Infelizmente, muitas universidades estão lutando para implementar efetivamente a transformação digital devido a uma variedade de desafios.
Um desafio que muitas universidades enfrentam é a falta de recursos necessários para uma implementação bem-sucedida. A transformação digital requer investimentos significativos em plataformas de tecnologia, treinamento para professores e funcionários, além de suporte de equipes de liderança que entendem seu valor e importância. Sem esses investimentos, a transformação digital pode se tornar cara e ineficaz.
Além disso, pode haver problemas com a segurança ou privacidade dos dados ao implementar novos sistemas de tecnologia, o que requer consideração cuidadosa antes de qualquer alteração ser feita.
Conclusão: Impacto da Transformação Digital nas Universidades
A transformação digital é uma tendência em rápido crescimento que teve um grande impacto nas universidades. Está mudando a maneira como operam, ensinam e avaliam seus alunos. Este artigo explorou o que é a transformação digital e como ela afeta as universidades.
O principal benefício da transformação digital para as universidades é o aumento da eficiência e a economia de custos. Com a automação, por exemplo, tarefas repetitivas podem ser executadas com mais rapidez e precisão do que manualmente, reduzindo potencialmente os custos indiretos a longo prazo.
Além disso, as soluções digitais podem permitir que o corpo docente adapte os cursos às necessidades individuais de cada aluno com mais facilidade do que nunca. Isso garante que todos os alunos tenham acesso a uma educação adaptada aos seus interesses e pontos fortes acadêmicos, o que pode levar a um melhor sucesso acadêmico a longo prazo.
Finalmente, a transformação digital também oferece maiores oportunidades de colaboração entre universidades em diferentes países ou continentes por meio de plataformas de dados compartilhados ou salas de aula virtuais.