O montador de fôrma constrói e montam uma variedade de formas, incluindo caixilhos de janelas, portas, paredes e divisórias. Como tal, eles exercem um papel crítico na indústria da construção, tornando possível criar estruturas complexas e de alta qualidade que são seguras para habitar.
Sobre o curso Montador de Fôrma
No Brasil, o setor da construção civil é muito forte, além de estar sempre crescendo, contrata muita mão de obra e está sempre buscando profissionais qualificados. Entre os diversos processos que envolvem uma obra, a parte da fundação ou de vigas exige a colocação de fôrmas. Estas agem como um molde, para dar a geometria correta ao concreto fresco.
Nesse contexto, o curso de Montador de Fôrma busca habilitar o aluno para o preparo de canteiros de obras, sistema de construção de paredes de concreto, como proceder com a limpeza e compactação do solo. Como montar as fôrmas e qual material utilizar (madeira ou metal). Além de como preparar a forma para concretagem e posteriormente proceder com a desforma.
Ainda é necessário que o Montador de Fôrma saiba identificar qual é fôrma é mais adequada para cada obra, verificar a procedência e a qualidade dos materiais, visando sempre a economicidade, atendimento à legislação de saúde, de segurança do trabalho e qualidade.
Além disso, o profissional estará apto a fazer os cálculos para identificar a quantidade de material necessário, utilizar máquinas e ferramentas da maneira correta e fazer a leitura de projetos.
Público-alvo
O curso de Montador de Fôrma é ideal para os que estão buscando uma rápida inserção no mercado de trabalho. Também é direcionado a quem já atua no seguimento e está almejando uma qualificação mais específica, para buscar uma posição melhor no lugar onde trabalha. É desejável que aluno tenha conhecimento de matemática básica e raciocínio. Além de facilidade para trabalhar em equipe e com prazos.
Mercado de trabalho
A principal atuação do montador de fôrmas será prestando serviços para as construtoras. Por isso, tem a sua disposição um amplo mercado de trabalho. O profissional será solicitado em todo tipo de construção. Poderá desempenhar atividades de maneira autônoma, mas com uma capacitação mais específica, como essa, o ideal é que trabalhe para empresas do ramo civil. Pois há uma tendência de valorização desse profissional, que carece no mercado de trabalho.
O curso de Montador de Fôrma oferece aos profissionais a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas que permitem realizar um trabalho especializado na área da construção. O conhecimento adquirido durante o curso de Montador de Fôrma é muito valioso para quem tem a intenção de conseguir um emprego na construção. Os alunos que fazem o curso aprendem a montar e desmontar diversos tipos de formas de concreto, bem como desenvolver habilidades para trabalhar com equipamentos modernos. Os profissionais também têm a oportunidade de desenvolver habilidades em serviços de manutenção, instalação, desmontagem e reparação de formas de concreto.
Média Salarial
O salário inicial na área é de R$ 1.300,00. Mas conforme o profissional for adquirindo experiência e dependendo do porte da empresa, esse salário poderá girar em torno de R$ 2.794,00. As vagas do seguimento costumam ofertar benefícios como plano de saúde, vale transporte, vale alimentação e auxílio odontológico.
Dicas
Como a área de construção civil é muito ampla, o ideal é que o profissional esteja frequentemente buscando qualificação complementar. Além de aprimorar o seu serviço, irá proporcionar remunerações mais atrativas. Um exemplo de curso é o de Carpinteiro de Obras, onde serão aprimoradas as técnicas de carpintaria utilizadas na hora da produção das fôrmas.
Se você está interessado em participar do curso de Montador de Fôrmas para a construção, existem algumas dicas que você deve ter em mente antes de começar. Montar fôrmas é uma habilidade importante para a construção, e se você quiser dominar esse ofício, esses conselhos podem ajudar.
Primeiro, é importante que você entenda como a montagem de fôrmas funciona. É importante saber como se montam os tipos diferentes de fôrmas, e como diferentes materiais trabalham juntos para formar uma estrutura. Você também deve estar ciente de quais materiais são mais adequados para as fôrmas que você planeja construir.
Depois disso, é importante que você se familiarize com as ferramentas necessárias para montar as fôrmas. Existem muitas ferramentas diferentes que são usadas por montadores de fôrmas, e você deve certificar-se de que você tem todas as habilidades necessárias antes de começar. Uma parte importante da montagem de fôrmas é saber quais as dimensões ajustadas são necessárias para cada fôrma.
Prós e contras
Trabalhos relacionados a obras sempre envolvem prazos. Por isso, é comum o funcionário trabalhar nos finais de semana, além de ser um trabalho que exige muito do físico e é realizado a céu aberto. Estando sujeito ao clima, em dias muito ensolarados pode ser mais cansativo ainda.
Em função da alta demanda pelo profissional e da carência no mercado de trabalho, é comum que sempre tenha vagas disponíveis. Inclusive algumas empresas levam seus funcionários para atuarem em outras cidades.