Se você está procurando levar sua carreira para o próximo nível, então um curso de soldador pode ser exatamente o que você está procurando. Soldadores profissionais estão em alta demanda, e fazer um curso de soldador pode ajudá-lo a se tornar certificado e aumentar seu potencial de ganhos.
Sobre o curso de Soldador
O soldador é o profissional que trabalha na solda, processo de uso do calor (ou não) que visa à união permanente de materiais e peças industriais. Existem vários tipos de soldagem devido à variação de tipos de materiais a serem unidos. A soldagem de eletrodo revestido é um processo manual de soldagem que utiliza o calor para fundir dois metais (aço carbono e aço baixa liga). É um processo que exige experiência e conhecimento por isso a importância do curso técnico para quem deseja atuar na área.
No curso, o aluno irá aprender a prepara e soldar materiais metálicos no processo eletrodo revestido seja na posição plana, horizontal, vertical e sobre a cabeça. O curso mostra as técnicas e ainda habilita o profissional a realizar seu trabalho de forma cuidadosa e segura. As soldas são realizadas em estruturas metálicas que utilizam materiais em aço carbono e baixa liga, no intuito de preservá-las da degradação, recuperá-las ou confeccioná-las.
Além de aprender a manusear a máquina de solda, o aluno irá aprender a utilizar e manejar os equipamentos de proteção individual e coletiva: tipos, características, normalização e aplicabilidade, os acessórios da máquina de soldagem, as ferramentas do soldador, os tipos de aço e classificação, a terminologia da soldagem: cordão de solda, passe de filete de solda, camada de solda, garganta teórica, garganta real e efetiva, perna ou dimensão, reforço da solda e ainda a segurança na soldagem: medidas gerais contra incêndio ou explosão, choque elétrico, queimaduras, causa da radiação, raios ultravioletas e infravermelhos, qualificando o profissional para realizar seu trabalho sempre de maneira eficiente, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente para garantir a saúde e segurança no trabalho.
Público-alvo
O curso de soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga é destinado aos profissionais que já trabalham em empresas na área de mecânica e queiram aperfeiçoar os conhecimentos sobre a soldagem e ainda para aqueles que queiram ingressar na área e desejam o aprimoramento técnico.
Ele também oferece a oportunidade de aprimorar suas habilidades de solda e conhecimento em um ambiente seguro e amigável. Os instrutores profissionais o guiarão através do processo de solda para garantir que você aprenda passo a passo. O curso também apresenta diversas técnicas e materiais de solda para que você possa desenvolver um amplo conhecimento e compreensão neste campo. Em definitivo, se você está buscando uma carreira promissora no campo de fabricação, então o curso de soldador é uma excelente opção para você.
Perspectivas no mercado de trabalho
O soldador irá trabalhar principalmente em empresas de mecânica automotivas ou de mecânica industrial na construção e manutenção de peças, metalurgias e siderurgias.
O mercado de trabalho para soldadores está crescendo, e aqueles que tomam tempo para desenvolver suas habilidades têm uma grande chance de encontrar uma grande carreira. Os soldadores são frequentemente empregados em uma variedade de cetores, desde fábricas e armazéns até canteiros de obras e montadoras de automóveis. Muitos soldadores também encontram trabalho na construção naval, aeroespacial e fabricação de dispositivos médicos.
Média salarial
Qual é o salário médio para um soldado? Cada vez mais pessoas estão interessadas em obter um salário competitivo através de um curso de solda. Se você é um deles, esta publicação é para você. O salário profissional de um soldado pode variar em função da região geográfica, da experiência e da habilidade do mesmo. O salário de um soldador varia em relação à empresa em que se deseja trabalhar, no entanto, a média salarial é de R$1500.
Dica
É interessante que o profissional esteja sempre em atualização dos conhecimentos da área escolhida para trabalhar, nesse sentido, invista também em cursos de mecânica e automação elétrica, por exemplo, se tornando, assim, um profissional mais capacitado no mercado de trabalho.
Se você está pensando em fazer um curso de solda, aqui há alguns conselhos que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua experiência. Primeiro, certifique-se de ter os conhecimentos adequados sobre os materiais e a técnica de soldagem.
Isso inclui entender os materiais mais comuns usados na solda e como se instala e utiliza. Também é importante aprender sobre os diferentes tipos de solda que você pode usar, como a solda MIG, TIG e de arco. Conhecendo todos os estes aspectos da solda, estaremos melhor preparados para começar a soldar com confiança.
Também é importante garantir que a área de trabalho esteja iluminada corretamente para evitar acidentes. Isso também ajudará a evitar a exposição a perigos de materiais tóxicos usados na solda. Por fim, selecione um curso de solda que permite a melhor formação no campo. Isso inclui um curso de qualidade com um professor qualificado para guiá-lo no processo de aprendizagem.